sábado, maio 23, 2009

retrospectiva...


Esta semana celebrei e celebro a vida.
Dei-me conta de como é ténue.

O João nasceu na 4ª feira, pelas 18h15. Chorou. Pesava 3470kg e vinha entre o azul e o roxo. Interroguei-me se seria normal. "Em cesarianas é normal". Mas demorou até ganhar o tom rosa, o tom de pele, demorou até que lhe apertassem os pés, até que o abanassem, aquecessem, lhe dessem oxigénio e ele começasse, lentamente, a abrir os olhos e a reagir. E demorou até eu me aperceber que foi um limiar muito pequeno entre um lado e outro da linha da vida. Fui ver o João no dia seguinte, peguei-lhe ao colo e já sorria. Tinha fome mas não queria leite artificial. E que bem que soube pegar-lhe ao colo e saber que pode ter anos de vida pela frente sem estar roxo ou azul.

A Beatriz nasceu na 4ª feira pelas 23h35. Demorou muito pouco até se decidir a conhecer o mundo que a esperava. Não a vi sair da barriga da mãe, mas esta disse-me que correu tudo bem. A Beatriz dormia quando a fui visitar no dia seguinte. A mãe não estava preocupada que ela deixasse de respirar. Mamou sem reclamações. Um parágrafo mais simples, mais pequeno.

Sim, dois seres indefesos, abençoados com a vida de maneiras bem diferentes.
Tal como nós, adultos, vamos sobrevivendo mais ou menos facilmente. Ténue.
Esta é a semana dos 'Joões', Joanas e Beatrizes. Grata pela vida.

Sem comentários: