sábado, maio 30, 2009

bênção I...


No Domingo passado foi a Bênção das Pastas.
A cerimónia foi bonita, surpreendeu-me algum silêncio que se fez sentir e o respeito dos estudantes ali presentes, que, como disse o nosso Bispo, na sua maioria vão porque é tradição.
Eu fui para além da tradição, fui porque faz sentido para mim.
E fez sentido também nas palavras sensatas e adequadas que o Bispo nos dirigiu. Falou de bênção, abençoar, benzer... e no seu duplo sentido.
Somos benzidos (simbolicamente a nossa pasta e as nossas fitas) em acção de graças, porque, de facto, fomos abençoados em podermos ter chegado ao fim desta etapa. E devemos estar agradecidos pelos pais que nos proporcionaram estes anos, pelas aprendizagens várias que fizemos, académicas e não só, pelas pessoas. Abençoados porque terminamos o curso.
Mas também recebemos a bênção de quem pede para o futuro que se avizinha, em tom de 'súplica' para o trabalho que nos espera, novos desafios, a independência.

O nosso Bispo falou ainda dos valores que devemos preservar, justiça, igualdade, honestidade, solidariedade..
Senti-me abençoada, agradecida e confiante.


Sem comentários: