segunda-feira, dezembro 15, 2008

sintonias...

"Continuamos a olhar para a Igreja, a comunidade dos discípulos de Jesus, responsáveis por continuar a sua missão, de que fazemos parte.
Como é que se constitui esta comunidade? Segundo o desejo de Jesus, deve viver unida, numa união que vem da ligação de cada membro ao próprio Jesus.

Mas há também nela grande diversidade. Diversidade que é, afinal, a base da sua riqueza.
Unidade
na relação à fonte; diversidade enriquecedora no testemunho e no serviço
Mas para que o testemunho da Igreja se aproxime da plenitude do dom que guarda, tem que se expressar em diversidade. Assim, com a contribuição de cada um, o bem comum enriquece-se visivelmente.
A diversidade não é deficiência, é mais abundância."
CVX-U; Ano 3; TPC 04



Isto foi sempre a minha visão de comunidade e ainda é. Isto foi o que senti sempre nas duas maiores comunidades de que fiz parte. Isto, que considero ter sido vivido e sentido, uma "união com a fonte", foi a origem de laços que não vejo com facilidade em relações estabelecidas noutro tipo de comunidades.





"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operaçöes, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestaçäo do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operaçäo de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretaçäo das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, säo um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo näo é um só membro, mas muitos.
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pós Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura säo todos apóstolos? säo todos profetas? säo todos doutores? säo todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente". Cor12,4-14,27.



Sem comentários: