terça-feira, dezembro 09, 2008

sensações...




















Durante 21 anos vivi sem saber o que era 'saudade'. Uma palavra unicamente portuguesa, e que não conseguia entender para além da explicação lógica.
Achei-me um "alien" durante algum tempo porque todos já tinham experimentado a sensação de 'saudade'. Eu não, por circunstâncias da vida e aliadas à minha pessoa.
Quando fiz Erasmus percebi então o que era 'sentir saudades'.
E senti. E desde aí, a sensação "perdura". Depois da descoberta sem procura, a 'saudade' "instalou-se". Não é bom nem mau. Ou melhor, é bom, é sinal que sinto, que me entrego, que recebo, que me relaciono, que vivo e que guardo na memória boas recordações e sentimentos. É bom sentir saudade sem querer voltar atrás, como algo que recordo com uma boa sensação, que é importante e se imortalizou em mim.
Não tenho saudades de lugares, mas de pessoas com quem estive nesses lugares. Não tenho saudades de épocas, mas do que vivi nelas.
Mas continuo a não perceber bem o significado da coisa, fico intrigada com a expressão "matar saudades". Deita por terra esta minha concepção. Como se matam saudades se nada se repete? Talvez o estar e voltar a estar exija sempre mais. Porque eu tenho saudades de pessoas com quem até vou estando.
Já não sei bem o que é ter saudades outra vez então...
mas deve ser isto que sinto...


Sem comentários: