quinta-feira, dezembro 04, 2008

dicas...

Before Sunrise - 1995.
Tinha no mínimo 11 anos quando vi este filme. Acho que 13/14, já não sei precisar porque são idades 'subjectivas'. Foi numa daquelas noites de férias ou fim-de-semana, não devo ter apanhado o filme no início, mas lembro-me perfeitamente que fiquei toda encantada e que foi nesse dia que decidi que teria que fazer interRail (que não cheguei a fazer), certa de que me apaixonaria perdidamente numa viagem ou numa qualquer "aventura de verão". (Também não - 'adolescentite'!) Acho que na altura era romântica (agora não sei!), depois cresci, e passados alguns anos vi Before Sunset - 2004.





Tinha 21 anos, já me tinha apaixonado, ainda que sem fazer interRail, e apanhei outra vez o filme a meio. Ainda demorou algum tempo até que me lembrasse do 1º filme e contextualizasse, mas, como não fui bem sucedida, aluguei os 2 e vi-os (devorei-os) do início ao fim.

Moral da história. Recomendo a quem ainda não viu, 'pequeno ou grande!' Gosto mesmo dos filmes, que não são grandes produções, que têm 2 actores e se centram em diálogos sobre a vida e o amor. Gosto dos cenários e de os ter visitado entretanto. Gosto agora de maneira diferente de como gostei há uns anos atrás, talvez por fazer uma leitura diferente do que é dito, das personagens, etc.
São talvez o meu lado romântico... E nem sei se são bons filmes, se os tais diálogos têm sentido, mas gosto de me perder nas cenas e acho que basta.
Tenho amigos que partilham desta opinião, outros que não me dizem, mas sei que acham os filmes uma perfeita estupidez, mas não faz mal.

Ainda hei-de fazer um inter-qualquer-coisa um dia... :)

Há também este ou este.


2 comentários:

Maria disse...

Eu sou das que gosto muito destes filmes =) (já falamos sobre isso)

http://www.youtube.com/watch?v=5SbjL172kew&feature=related

Primeiro olhamo-lo à partida, de maneira atrapalhada, á espera que nos surpreenda, nos corresponda, á espera de sintonia …

Depois…

http://www.youtube.com/watch?v=R171xXZ2hAo&feature=related

Queremos descobri-lo… lentamente… encontrar-lhe o ritmo….
Encontrarmo-nos no ritmo dele…
Contemplar momentos… Torná-los inesquecíveis…
Abraçá-los com garra…

Sobretudo, continuar o nosso rumo com a certeza que teremos um suporte que nos agarra com força…
(em proximidade ou em ideias partilhadas)

É assim nos filmes, no amor, na vida… (talvez demasiado romântica, não sei…)

E depois, nisto tudo, há ainda a parte em que:

http://www.youtube.com/watch?v=nH5dt2o_q3Q&feature=related

Queremos correr riscos…
Encontrar ligações…
Pensar no que poderíamos ter feito e deixámos de fazer…
E fazê-lo!!!

Sendo assim:
Bom inter-qualquer coisa ;)

palmo_e_meio disse...

Ai...
fico com "borboletas na barriga" com estes filmes :) É que não se consegue escolher UMA cena. Há tantas!!
Mas gosto muito da ideia de dançar na rua.. e de todas as ideias arrojadas :)

Em sintonia Mary!