quarta-feira, novembro 12, 2008

divagações...



Tenho vindo a pensar que o ser humano, minimamente inteligente e sabido, é dotado em "inventar desculpas" para se explicar, perdoar, justificar, valorizar e dar razão... tudo a si mesmo.


Aliado à capacidade extrema de nos ouvirmos a nós mesmo mais que aos outros, temos a capacidade de procurar exactamente as pessoas que sabemos que reforçarão tudo aquilo que nós mesmos "inventámos" e sobre o qual estamos (ou simplesmente nos afirmamos) convictos.


É de "louvar" a forma subtil e discreta com que nos convencemos de uma série de coisas, que consideramos (será?) melhores para nós, e sobre as quais já pensámos e reflectimos e, como tal, estamos cheios de razão... de nós próprios, lá está!


Apercebi-me que repetimos, calmamente, a uma série de pessoas, qualquer coisa de que queremos simplesmente convencermo-nos e acreditar.
Mas se pensarmos só um bocadinho... estamos a tentar enganar quem? A nós ?! A mim !?

Porque, na minha lucidez (e pondo-me do outro lado), se eu fosse um receptor meu, perceberia que, entre o que digo, faço, sinto e acredito, vai, por vezes, uma distância considerável.



NO ENTANTO... e no revés da medalha...


Se não nos educarmos e não nos confrontarmos, ainda que apenas com "convenções interiores", deixamos que algo que não queremos se apodere da nossa sanidade mental.


Pau de dois bicos.

Deve ser mesmo assim que se cresce e aprende.

(E que se cometem erros repetidos, ouvi alguém dizer... aliados às fraquezas e "fortalezas" de cada um.)

Sem comentários: