quinta-feira, abril 16, 2009

em dias de chuva...



Como a maior parte dos mortais do mundo ocidental, sigo alguns blogs.
Já há uns dias que não fazia a ronda e deparei-me, num dos blogs de pessoas que não conheço, com uma onda de mudança, de optimismo e felicidade interior.
Fiquei com um misto de sensações entre: alegria porque a pessoa em causa, finalmente, se mostra feliz; esperança, por perceber que pode demorar, mas é possível voltar a sentir plenamente aquela sensação; "inveja", porque eu continuo à espera; inquietação, que me move entre a esperança, a alegria, o desânimo, a paciência ...


Transportou-me para outras reflexões, acho que recorrentes, talvez mais do mesmo.



É importante saber esperar sem desesperar. É importante mantermo-nos alegres e perseverantes. Procurar estar e agir no sentido do bem, para nós e para os outros. E inquietarmo-nos e desinquietarmo-nos, porque a agitação interior faz-nos reagir. "O medo faz-nos perder a consciência", mas faz-nos também ganhar coragem para arriscar e para nos transcendermos.


Tenho-me apercebido estes dias que a vida pode ser, e é, extraordinária, mas os dias não são todos extraordinários, nem as semanas, nem os meses. E tenho a sensação que quanto mais se cresce mais duras são as opções que a vida nos impõe e isso requer maiores níveis de atenção, para que as consequências/frutos das escolhas que fazemos sejam o melhor possível, dentro do que é possível. Tenho tido a sensação de que a vida não é, nem se avizinha, de facto, fácil e doce. O que não faz dela (de todo) má, apenas exigente, às vezes de mais.



Por outro lado a vida é feita por nós. O acaso tem um peso
minor. Mas o papel do outro, se por vezes nos liberta, outras vezes limita-nos. "A minha liberdade acaba quando começa a liberdade do outro". Continuo a ter alguma dificuldade em perceber e interpretar esta frase. Mas tem o seu 'Q' grande de verdade. E o "agir como se tudo dependesse de mim" é uma falsa verdade, porque muito pouco depende de mim, a partir do momento em que vivo em sociedade e interajo.


Haja optimismo! Regressem os dias de sol!


1 comentário:

António Valério,sj disse...

Sim, também me fascina ver o que se passa nos blogs que visito. E ver o que se passa no teu é sempre um gosto enorme, gosto imenso das tuas reflexões. Quando pensamos as coisas, é já o inicio do caminho de as por em prática, por isso, estas no bom caminho. bom fim de semana! =)