segunda-feira, abril 13, 2009

Aleluia!Aleluia!



Sábado de Aleluia!

1 - O Forno 'da minha aldeia', onde nasci e vivi na infância, era todo em pedra. Com o tempo foi sendo modernizado e agora tem tecto de cimento e 2 janelas com telhas de vidro, para deixar entrar a luz. Tem capacidade para cerca de 25 pães.
Desta vez, cozeu 22 pães, 65 fálgaros e uma bola de carne.
O meu dia começou cedo (para férias), mas o pão já estava amassado! Ainda assisti ao amassar dos fálgaros e ajudei em tudo o que a minha avó pediu e permitiu.


2 - Lembro-me daquela cozinha no andar de baixo e dos jantares em família. Éramos muitos, mas sentávamo-nos todos à mesa, uma mesa comprida. Desta vez tivemos que usar o balcão do "mini-bar", uma mesa extra e, ainda, revezarmo-nos na mesa principal, para jantarmos todos. Um dos meus tios mais velhos foi buscar a guitarra portuguesa e começou a tocar (um pouco desafinada) e as minhas tias e primas começaram a cantar, de copo na mão e xaile às costas. Em tom muito desafinado e várias mudanças de tons em cada verso. Cantei também, acho que desafinei como todos.


3 - A minha avó tem 76 anos. Queria ter a força dos braços nas pernas e conduz um tractor vermelho com mais de 30 anos. Faz duas fornadas num sábado e dá metade do que coze.


Recordar (no duplo sentido de quem lembra e traz ao coração).
Numa das vezes que fiz o caminho de casa da avó ao forno da aldeia, lembrei-me de uma frase que ouvi no último filme que citei: "Lembra-te das tuas origens..." "Mantém-te íntegra, lembra-te quem és e de onde vens."


1 comentário:

António Valério,sj disse...

A Páscoa é assim muito presente nas nossas memórias, não é só um acontecimento longínquo, é um dom poder viver hoje estes momentos de passagem. Gostei muito da última frase... beijinhos!