sexta-feira, junho 12, 2009

dualidades...


Comentei há dias e daqui ocorreu-me.

pessoas BOAS e há BOAS pessoas.

As
boas pessoas são aquelas que não fazem ou desejam mal aos outros, não premeditadamente, que se regem por bons princípios, são as "pessoas de bem" (tirando o sentido queque à coisa). Diria, talvez, uma atitude de bem passiva.

As pessoas BOAS são as que procuram, sempre e na sua essência, o bem dos outros. São mais do que pessoas de bem, são pessoas que agem e vivem para fazer o bem, por vezes em atitudes de altruísmo, "saem de si", sacrificam-se, pelo bem de alguém... uma atitude activa, portanto.

Às vezes, não "basta" ser boa pessoa, é preciso ser uma pessoa boa. Quando queremos construir a felicidade de outros precisamos de agir como pessoas boas, se queremos apenas partilhar da felicidade de outrem, basta então ser boa pessoa.


E como tal, as
más pessoas não existem (?)...

3 comentários:

Nuno disse...

Serviu-me o barrete...

António Valério,sj disse...

De facto, não existem más pessoas, estou convencido disso! Devemos caminhar, como dizes para ser pessoas boas, que é o que nos define a partir de dentro. beijinho e bom domingo! =)

J Beira disse...

Temos de procurar as boas pessoas e tentar perceber quais delas são pessoas boas... ao contrário de ti, acho mesmo que há pessoas más, apesar de termos de saber lidar com todas elas...