domingo, janeiro 11, 2009

imagens...




Hoje, ao final da manhã, começou a dar uma reportagem na RTP, "Revista do ano 2008". Não pude ver, mas vi os 5 minutos iniciais, em que o José Alberto Carvalho introduziu a mesma com este vídeo. Explicou que, de entre as milhares de mensagens que circularam de boas festas, uma continha a sugestão deste mesmo vídeo, como símbolo e desejo de esperança para 2009.

Ao rever agora o vídeo no youtube, com a 'musiquinha' estilo TVI, melodramática, o impacto não foi grande, mas quando o vi pela manhã aquele minuto e meio inquietou-me, deixou-me a pensar em várias coisas ao mesmo tempo, nomeadamente na quantidade de pessoas que me "protegem constantemente do touro", e nas pessoas a quem eu protejo e protegeria também. Os "meus forcados"...

E, de facto, é um sinal de esperança, esperança nos outros, nos valores. Como já ouvi por várias vezes, de diferentes pessoas, e talvez já tenha escrito por aqui, a cidadania, a solidariedade, a amizade, a inter-ajuda, o respeito pelos outros e pelo nosso habitat, começa aqui mesmo. E se todos cumpríssemos com os nossos deveres de ser humano para com os mais próximos, o mundo não precisaria de tantas alavancas.


Sem comentários: