terça-feira, dezembro 04, 2007

esforços...





Hoje no "Prós e Contras" falava-se de famílias numerosas, do apoio que o estado (não) dá a quem quer simplesmente ter uma família como as que "víamos" antigamente, como a família que o meu avô tinha, que a minha mãe teve um pouco e eu já não posso ter, senão constituindo uma...
Recomendo o programa, por tudo o que foi dito, especialmente pelo testemunho de uma Psicóloga, uma de 10 irmãos de uma família bem recente, muito lúcida acerca do que podia ser feito, do conceito de família, de valores e formação.
Já não se correm riscos, porque a sociedade não o permite, já não se aposta num futuro para muitos quando não se vê um futuro para dois.


Aprendi na passada quarta-feira, num seminário na Faculdade de Psicologia com o Dr. Fernando Nobre (fundador e presidente da AMI) que nesta sociedade estamos plenos de indivíduos, mas escassos de cidadãos.

Com a natalidade a diminuir desta maneira, os níveis de competitividade e luta pela sobrevivência a aumentarem, os indivíduos diminuem e os cidadão arriscam-se a "espécies em vias de extinção"...


Eu gostava de um dia poder contribuir com projectos de cidadãos. Não sei ao certo o que o futuro me reserva.. e enquanto isso, todos os dias vou tentando ser mais cidadã e fazer com que os que tocam o meu círculo sejam mais cidadãos também.


Pequenas missões, para pequenas pessoas. Pouco, pequeno e possível.

2 comentários:

Nuno disse...

Ora depois de tanto silêncio por estas paragens não me contenho a comentar...ainda para mais quando anuncias todos os dias tentar ser mais cidadã (pelo contexto isso será treinar para "(pro)criar" cidadõezinhos?).
E agora uma dúvida que me ficou..."pós e contras"? Não me parece nada bem...porque não tiras também o outro "r" para ficar mais simétrico: "pós e contas"!

Não obstante...gostei do post.
Beijos*

Anónimo disse...

Eu gostei muito da frase "plenos de direitos, mas escassos em cidadãos"

E bora lá às pequenas missoes para as pequenas pessoas...