terça-feira, maio 30, 2006

inquietações...



Interrogo-me... situações como estas acontecem-me frequentemente. De cada vez que vou à igreja está, de facto, um mendigo à porta, que não é seguramente o pároco, mas um verdadeiro mendigo... Ele alterna com outros 2, nas 2 portas da igreja. Cada vez que vou na rua estão pedintes no chão, aleijados, despidos, feridos, mutilados, crianças, mulheres, homens. Cada vez que entro no metro vejo pessoas a tocar desafinadamente instrumentos para implorarem uma moeda que seja. Vejo e vemos um pouco de tudo..Mas ultimamente desperta-me não pena, não compaixão, não solidariedade. Desperta-me raiva perante os próprios mendigos, perante a miséria humana, perante a sociedade que não aceita, não sabe lidar e não reage a estas situações. Questiono-me o que devo fazer... Não posso ajudar todos os mendigos que vejo, dar esmolas, até porque não me parece que seja a solução... Aproximo-me e falo? Digo à maior parte que tem "bom corpo para trabalhar".. que me irritam actos de comodismo.. que são parasitas e podem lutar por algo.. que a vida nos troca as voltas, mas nós podemos trocar-lhas também? Que culpa têm? Como chegaram ali? Desconheço o passado e presente. Não sou ninguém para apontar o dedo.. mas as questões não acabam.. as dúvidas saltam.. e trazem inquietação.. Resta-me rezar... é já importante.. mas sabe-me tão a pouco e fácil.. "Pronto, já rezei!! Cumpri a minha obrigação!"...

Esta é de facto uma inquietação bem recente...

http://toquesdedeus.blogspot.com/
Foi inspirado daqui...

Sem comentários: