domingo, janeiro 08, 2012

nunca digas nunca...

Se apetece emigrar (por uma temporada)? Apetece. Vai ser cada vez mais difícil manter o estilo de vida a que me fui habituando (porque, de todo, não foi sempre assim). Mas com todos os cortes monetários e aumento do custo de vida (porque para mim é só mesmo disso que se trata) eu mantenho a capacidade de viver aqui sem dificuldades, apenas com restrições. (Sei que há muitas pessoas/famílias para quem a situação atual é uma questão de sobrevivência e procuro manter a consciência do outro!)

O "bichinho" de arriscar lá fora vem ao de cima com a situação menos folgada em que vivo (repito, eu!). Mas lá fora as coisas não são mais o "sonho americano". Emigrar nunca foi e não são 'favas contadas'. Os laços estão cá. E sei que aqui posso crescer como pessoa e cirurgiã.

E depois é isto... o provar a nós mesmo que não somos lixo. Nem pensar. Somos exatamente isto...





yes, WE can!

dicas...



sexta-feira, janeiro 06, 2012

artes...


Saudades minhas, tuas e nossas.

quero perder-me no livro do desassossego...





Hoje foi a última reunião do meu (ex)diretor de serviço. 43 anos naquele hospital. Eu nunca vou estar 40 anos num hospital, provavelmente nem 20... As circunstâncias da vida mudaram. As histórias que ouvimos no nosso passado recente não serão mais as nossas. A sociedade optou pela globalização. Com tudo o que isso traz de bom e de mau. As pessoas adaptam-se. O ser humano é um ser (fantástico) de hábitos. O meu (ex)diretor dizia: " Se eu não acreditar nos homens vou acreditar em quê, em quem...?". Eu também acredito na humanidade e nas leis de Darwin que sempre souberam optar pelo melhor, mesmo não sendo essa a perceção geral...


Crescer não é deixar de ter tempo, é definir prioridades para o tempo que se tem. Na reunião de despedida estavam alunos do 1º ano, uma década mais novos. Partilhei: "Não queria nada ser outra vez aluna do 1º ano". Não tenho saudades do que vivi. Recordo com alegria e tenho, por vezes, uma certa vontade de voltar a sentir o que já senti... mas noutras circunstâncias, as do agora, de quem gere o tempo do não hospital em tempo de relações, de lazer, de cirurgia em casa...


Suspiro na ânsia do ser, querer e poder. Inquieto-me com o Homem, sonho em partir, desejo ser parte de coisas boas, lamento o não chegar a tudo e reajo.

Gosto da insustentável leveza do ser...

lyrics...


"São dias que passam
São horas que vão
São lábios que cantam
São mãos que se dão
E deixam saudades
De não ser assim
Toda a vida de agora

É tempo é tempo
De aprender a ser
Subindo por dentro
E sempre a crescer
Pisando caminhos
Esquecendo talvez
O deserto de ontem sozinho

Tudo quanto penso
Tudo quanto sou
É grande é imenso
É tudo o que dou
E ao dá-lo recebo
E fico maior
Do que sou quando me nego

Criança era outro
Cresci e esqueci
A aposta da vida
Ganhei e perdi
O risco me trouxe
Até ao que sou
Nunca basta a vida que foi"

segunda-feira, janeiro 02, 2012

para 2012...